Trabalhadores da UFSC já podem emitir declaração para serem vacinados contra a Covid-19

28/05/2021 17:50

Foto: Cristiano Andujar/PMF)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveu uma ferramenta automatizada para que todos os servidores possam emitir a declaração necessária para a vacinação contra a Covid-19 em todas as cidades onde a UFSC tem campi. A declaração pode ser emitida, com uso do IdUFSC, por todos os servidores técnicos, docentes e por trabalhadores que mantêm vínculo temporário com a Universidade, como professores voluntários, substitutos ou visitantes. A vacinação dos trabalhadores da educação já começou em Santa Catarina e segue um cronograma elaborado pelo governo estadual e ajustado conforme as secretarias municipais de saúde.

>> Emita aqui a sua declaração de vínculo com a UFSC (servidores)

A UFSC tem profissionais envolvidos desde a educação infantil até o ensino superior. Para os grupos ligados à educação infantil, que estão entre os primeiros a serem vacinados de acordo com o cronograma estadual (grupos 2, 3 e 4), as declarações foram emitidas diretamente pela direção do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI). Os grupos 6 a 10 englobam professores, auxiliares e afins que atuam em sala de aula do ensino fundamental e do ensino médio, e tiveram suas declarações emitidas diretamente pela direção do Colégio de Aplicação.

Em atividades de limpeza, alimentação, serviços gerais e similares (grupo 5), a UFSC tem contratos com empresas terceirizadas e também mantém um quadro de servidores próprios. Para os trabalhadores terceirizados, as declarações serão emitidas pela Pró-Reitoria de Administração (Proad), com base em informações repassadas pelas empresas contratadas.

Trabalhadores do grupo 5 que são do quadro próprio de servidores da Universidade poderão emitir as declarações no mesmo link. Neste grupo foram incluídos todos os servidores do Restaurante Universitário (RU) e da Secretaria de Obras, Manutenção e Ambiente (Seoma), além de outros cargos que podem estar lotados em outras unidades (ver tabela). Podem obter as declarações todos os servidores que ocupam cargos dessa natureza lotados em qualquer órgão da UFSC.

>> Emita aqui a sua declaração de vínculo com a UFSC (servidores)

A maior parte do contingente de servidores da Universidade deverá se enquadrar nos grupos 11, 12 e 13 do cronograma (professores, auxiliares e afins que atuam em sala de aula no ensino superior; trabalhadores da educação que atuam de forma presencial em outras áreas e trabalhadores em atividade remota, EaD ou similares, respectivamente). Nestes grupos estão incluídos também servidores com vínculo temporário com a UFSC, como professores substitutos, visitantes e voluntários.

O calendário e datas de vacinação de cada grupo são definidos pelas secretarias municipais de saúde de cada cidade. As declarações podem ser acessadas por servidores de qualquer campus, mas o município onde ocorrerá a vacinação será o da sede da unidade de lotação do servidor. Mesmo os profissionais integrantes de grupos que já iniciaram a vacinação poderão emitir as declarações.

As cidades têm regras distintas sobre a necessidade de impressão da declaração de vínculo. Em Araranguá, Blumenau e Curitibanos é necessário imprimir. Em Florianópolis, é possível enviar a declaração por meio digital, para um e-mail ou número de WhatsApp que é informado no momento do cadastro, no local de vacinação. Em Joinville também é permitido apresentar a declaração digital. O documento gerado pela UFSC possui autenticação por QR code, com certificação digital confirmável pelo site autenticidade.ufsc.br.

Mais informações:

Os servidores que não conseguirem emitir a declaração ou que tiverem dúvidas sobre seu enquadramento podem enviar e-mail para o Departamento de Administração de Pessoal (DAP) da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp):  cadastro.dap@contato.ufsc.br.

Trabalhadores ligados às Fundações de Apoio devem entrar em contato com a Fundação a qual tem vínculo empregatício

A UFSC esclarece que a divisão dos grupos, a ordem de vacinação e as respectivas datas são responsabilidade do governo do Estado e das prefeituras municipais.

Grupos prioritários e público-alvo de trabalhadores da educação da Universidade Federal de Santa Catarina a serem vacinados contra a COVID-19 em Santa Catarina (ver tabela abaixo)

GRUPOS PARA VACINAÇÃO
Grupos Descrição do grupo Unidades e cargos da UFSC
Grupo 1 Professores e auxiliares que atuam nas instituições de Educação Especial (Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAESP) Servidores do Colégio de Aplicação (CA); Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI)