Ônibus da vacinação aplica mais de 700 doses na UFSC

20/09/2022 15:18

Em dois dias, 779 doses de vacinas foram aplicadas em adultos e crianças que passaram pelo campus da Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O ônibus da campanha de vacinação da Prefeitura Municipal de Florianópolis esteve em frente ao Museu de Arqueologia e Etnologia (Marque) nas últimas quinta e sexta-feira, 1º e 2 de setembro, atendendo a pedido do Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp).

Na ação, 287 pessoas se vacinaram contra a covid-19; 228 tomaram a vacina da gripe; 77 imunizaram-se para hepatite B; e 47 buscaram se prevenir contra a febre amarela. Foram aplicadas, ainda, doses das vacinas contra varicela, poliomielite e HPV, além da dupla adulto (difteria e tétano), da meningocócica C, da tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche) e da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Na avaliação de Douglas Francisco Kovaleski, diretor do DAS, a vacinação em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis foi muito importante porque deu acesso a uma boa parcela da comunidade universitária a todo rol de vacinas disponibilizadas no calendário vacinal. “A vinda do ônibus foi uma oportunidade às pessoas que estavam sem tempo de sair dos seus postos de trabalho, e principalmente viabilizou que as crianças do NDI e do Colégio de Aplicação pudessem fazer as doses adequadas de todas as vacinas faltantes”, afirmou.

Ele considera que o número de doses aplicadas demonstra que a iniciativa teve grande aceitação da comunidade universitária. “Foi um grande avanço, a gente tem muito a agradecer à Prefeitura e dizer que essa ação conduzida pelo DAS consegue colocar um pouco do que significa saúde para nós, que é prevenção, é evitar a transmissão de doenças e vacinar a população em geral”, disse Douglas Kovaleski.

A iniciativa fez parte de uma campanha do DAS, de reforço às medidas de prevenção contra a covid, composta por cartazes, peças de divulgação, visita aos setores para esclarecimentos e nova oportunidade para quem quer completar ou atualizar o esquema vacinal. As ações foram iniciadas após vários indicadores demonstrarem que a pandemia ainda está presente na Universidade e na sociedade em geral.

Isso tem impacto na saúde e no trabalho dos servidores. Desde o retorno integral das atividades presenciais na UFSC, no mês de abril, 486 servidores (8,3% do total) precisaram se afastar do trabalho por causa da covid. Essa situação levou a Universidade a manter a exigência do uso da máscara de proteção facial em ambientes fechados, a chamar atenção para os cuidados gerais de prevenção e a estimular todos a completarem o ciclo vacinal.

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, segue vacinando crianças, adolescentes, adultos e aplicando a quarta dose da vacina contra covid-19 em quem tem 30 anos ou mais, que receberam a terceira dose há quatro meses ou mais e profissionais da saúde. Os imunizantes do calendário vacinal, incluindo a vacina contra a poliomielite, também são aplicados. O cronograma, com locais e horários de vacinação, está disponível no site da Secretaria de Saúde.

Fotos: Matheus Alves/Estagiário Agecom/UFSC