Fevereiro Roxo Laranja

14/02/2022 16:02

A campanha Fevereiro Roxo Laranja é voltada para a conscientização e tratamento de algumas doenças. A cor roxa conscientiza sobre Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. Já a cor laranja alerta sobre a Leucemia. Essas doenças podem ser diagnosticadas precocemente e com informações de fácil acesso e conversas sadias, pode-se mudar preconceitos e limitações que as cercam, além de reproduzir um pensamento otimista frente ao diagnóstico.

Foram escolhidas as cores laranja e roxo, pois significam alerta, cuidado, conscientização de algumas doenças que a população não tem muito conhecimento sobre os sintomas e consequências no cotidiano do indivíduo em razão de algumas dessas doenças não possuírem cura, mas sim um tratamento qualificado e prolongado.

Lúpus:

São reconhecidos dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele (geralmente avermelhadas ou eritematosas), principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar (rosto, orelhas, colo (“V” do decote) e nos braços) e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos.

Leia mais sobre sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção de Lúpus: saude.gov.br/lupus/

Alzheimer:

A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles. Como conseqüência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória, e o córtex cerebral, essencial para a linguagem e o raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato.

Leia mais sobre sintomas e tratamento de Alzheimer: saude.gov.br/doenca-de-alzheimer-3/

Fibromialgia:

Comparação entre três técnicas de intervenção psicológica para tratamento da fibromialgia: treino de controle de stress, relaxamento progressivo e restruturação cognitiva.

A fibromialgia é uma síndrome, de caráter crônico e etiologia desconhecida, caracterizada por dor musculoesquelética que afeta várias áreas do corpo. Em função da inexistência de alterações orgânicas, a presença de fatores psicológicos como estresse, ansiedade, depressão, inassertividade e crenças irracionais parecem influenciar seu início e manutenção. Os resultados revelaram que as três técnicas possibilitaram a redução do nível de estresse; a diminuição da ansiedade e depressão e o desenvolvimento da assertividade. Revelaram, ainda, que nenhuma das técnicas demonstraram-se significativas na redução da percepção das dores. Confirma-se as controvérsias quanto à etiologia desta doença e levanta-se a necessidade da realização de novos trabalhos verificando o tipo de intervenção mais eficaz.

Fonte: saude.gov.br/fibromialgia-3/

Leucemia:

A palavra leucemia refere-se a um grupo de cânceres que afetam as células brancas do sangue. A Leucemia se desenvolve na medula óssea, a qual produz três tipos de células sanguíneas: células vermelhas que contêm hemoglobina e são responsáveis por transportar oxigênio pelo corpo; células brancas que combatem infecções e plaquetas que auxiliam a coagulação sanguínea.

Leia mais sobre causa, prevenção, sintomas e tratamento de Leucemia: saude.go.gov.br/biblioteca/7633-leucemia

CUIDE-SE!