Ciclo de testagens de COVID-19

06/06/2022 16:00

Nos dias 07, 08 e 09 de junho serão realizadas testagens de COVID-19 no Hall da Reitoria I da UFSC para toda a comunidade universitária no horário das 10h30 às 14h00.

A ideia da testagem é ver como está se comportando o vírus dentro da instituição, de acordo com Tiago Aurélio Alves, coordenador da Coordenadoria de Promoção e Vigilância em Saúde (CPVS) do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), setor vinculado à Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (PRODEGESP).

Para participar, é necessário o preenchimento do formulário online disponibilizado na página do Laboratório de Biologia Molecular, Microbiologia e Sorologia (LBMMS). Além de dados pessoais, os voluntários devem informar telefone e e-mail por meio do qual vão receber a notificação dos resultados do teste.

A estrutura no Hall da Reitoria foi montada com três pontos de coleta. Membros do LLBMMS e técnicas de enfermagem da CPVS colhem as amostras, que são depositadas em caixas refrigeradas e depois encaminhadas ao laboratório, onde passarão pelo teste tipo RT-PCR. O objetivo é ter todas as amostras processadas até sexta-feira (10 de junho). O resultado não é imediato em função da alta quantidade de testes que serão feitos.

Todos que realizarem os testes receberão seus resultados, mesmo os negativos. Os casos positivos serão encaminhados para o DAS, no caso de servidores, ou para Unidades Básicas de Saúde, se tratarem de estudantes.