10/09 – Dia Mundial da Prevenção do Suicídio
O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, comemorado 10 de setembro, é organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento representa um compromisso global para chamar atenção para a prevenção do suicídio.
O objetivo geral dessa ação é elevar a conscientização sobre a prevenção do suicídio no mundo.
Os objetivos incluem:
– promover a colaboração entre partes interessadas e a auto-capacitação para lidar com a auto-mutilação e o suicídio por meio de ações preventivas;
– capacitar profissionais de saúde e outros atores relevantes;
– enviar mensagens positivas e informativas voltadas para a população em geral e grupos de risco, como jovens, facilitando a discussão aberta sobre saúde mental em casa, na escola, no local de trabalho, entre outros;
-incentivar aqueles que pensam ou são afetados pelo suicídio a compartilhar suas histórias e procurar ajuda profissional.
Os suicídios e as tentativas de suicídio têm um efeito dominó que afetam não apenas os indivíduos, mas também as famílias, comunidades e sociedades. Fatores de risco associados ao suicídio, como perda de emprego ou financeira, trauma ou abuso, transtornos mentais e de uso de substâncias e barreiras ao acesso a cuidados de saúde, aumentaram ainda mais depois da pandemia de COVID-19. Um ano após o início da pandemia, mais da metade das pessoas pesquisadas no Chile, Brasil, Peru e Canadá relataram que sua saúde mental havia piorado.
Porém, o suicídio pode ser evitado, e as principais medidas de prevenção ao suicídio baseadas em evidências incluem:
-a restrição do acesso a meios para o suicídio, como por exemplo: armas de fogo, pesticidas, etc;
-redução do álcool e drogas;
-e, principalmente, políticas de saúde mental.
O estigma social e a falta de consciência continuam a ser as principais barreiras para a procura de ajuda, destacando a necessidade de formação em saúde mental e campanhas anti-estigma.
Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI) promove o Grupo de Psicoterapia Breve. A proposta é oferecer apoio emocional e social aos participantes, desenvolvendo habilidades de interação, estratégias de resolução de conflitos e de enfrentamento de problemas, tudo em absoluto sigilo. Essa atividade é online e gratuita, basta uma inscrição. Para maiores informações é só enviar um e-mail para: sapsi@contato.ufsc.br.
A Unimed está oferecendo aos seus beneficiários, gratuitamente, diversas atividades relacionadas a saúde mental, física e emocional. Para saber mais é só clicar no link: unimedfloripa.com.br
Para saber mais leia a cartilha abaixo:
Fonte: