Perguntas Frequentes – Sigepe Gestor
PERGUNTAS FREQUENTES – SIGEPE GESTOR
01. Somente os gestores poderão utilizar o aplicativo?
Resposta: Sim, somente podem acessar os Gestores do Poder Executivo Federal e do Governo do Distrito Federal – GDF, que recebem seus vencimentos pelo SIAPE.
![]()
02. Quais os Sistemas Operacionais (Em quais dispositivos) pode ser utilizado?
Resposta: O Sigepe mobile pode ser utilizado em smartphones e tablets com os seguintes sistemas operacionais:
– Android: a partir da versão 4.1 ou superior
– iOS: a partir da versão 9
![]()
03. Como faço para instalar?
Resposta: Para quem tem smartphone ou tablet Android:
– entrar na loja virtual Google Play (deverá ter acesso à internet no smartphone ou tablet e cadastro ativo nesta loja);
– pesquisar pelo nome Sigepe Gestor; e
– instalar o aplicativo.
Para quem tem smartphone ou tablet iOS:
– entrar na loja virtual App Store (deverá ter acesso à internet no smartphone ou tablet e cadastro ativo nesta loja);
– pesquisar pelo nome Sigepe Gestor; e
– instalar o aplicativo.
Para sua segurança, a área de Segurança da Informação do Ministério do Planejamento orienta que não seja realizada a instalação em fontes desconhecidas, ou seja, o aplicativo deverá ser instalado ou atualizado somente nas lojas Google Play ou App Store.
![]()
04. Como faço para fazer o login se ainda não tiver senha cadastrada? O aplicativo aceita biometria?Resposta: – Caso você não tenha senha cadastrada, acesse o Sistema de Gestão de Acesso (Sigac) e selecione a opção “Primeiro Acesso” no menu “Precisa de Ajuda?”.
– Caso o dispositivo móvel possua funcionalidade de biometria, você poderá habilitá-la para acesso ao aplicativo.
![]()
05. Como faço para trocar o vínculo no Sigepe Gestor?
Resposta: Deve o usuário acessar o Ícone “Perfil”, clicar no nome do Órgão apresentado e escolher o vínculo desejado. Essa situação somente vai ocorrer se o usuário for Gestor de mais de uma Unidade Organizacional.
![]()
06. Caso não consiga visualizar todos os integrantes da equipe, que procedimento devo adotar?
Resposta: Você deverá entrar em contato com a sua Unidade Pagadora para solicitar a correção das informações no SIAPE.
![]()
07. Como faço para atualizar o cadastro da equipe?
Resposta: Somente a sua área de gestão de pessoas pode realizar os ajustes de lotação no SIAPEcad.
![]()
08. Caso identifique que os meus dados cadastrais estão incorretos no Sigepe Gestor, que procedimento devo adotar?
Resposta: Você deverá entrar em contato com a sua Unidade Pagadora para solicitar a correção das informações no SIAPE.
![]()
09. Não estou recebendo as notificações (Push) do Sigepe Gestor. O que faço?
Resposta: Acesse a configuração de notificações do seu smartphone ou tablet e habilite a opção de notificação para o Sigepe Gestor.
![]()
10. Como faço para retirar as notificações (Push) que recebo do Sigepe Gestor?
Resposta: Acesse a configuração de notificações do seu smartphone ou tablet e desabilite a opção de notificação para o Sigepe Gestor.
![]()
11. Como faço para acessar a Central de Mensagens no Sigepe Gestor?
Resposta: Deve o usuário acessar o Ícone de “Sino” no Aplicativo para visualizar as mensagens encaminhadas a você.
![]()
12. Preciso interromper as férias de um(a) servidor(a), como proceder?
Resposta: Deve ser preenchido o formulário de interrupção de férias com a justificativa e o motivo pelo qual está sendo solicitada a interrupção de férias de forma detalhada que fique expresso o interesse da administração. Para mais informações clique aqui.
![]()










