Prodegesp alerta para fraudes pelo aplicativo Sougov.br

28/06/2024 09:40

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) emitiu na sexta-feira, 28 de junho, ofício circular informando ter recebido novos relatos de servidores a respeito de invasões ao aplicativo Sougov.br. As invasões têm a finalidade de solicitar empréstimos consignados e de usar dados pessoais e bancários para empréstimos em instituições financeiras.

phishing é uma espécie de crime virtual que utiliza técnicas para obtenção de dados confidenciais. Os usuários são atraídos por mensagens falsas. Há relatos de recebimento de e-mails e SMS contendo um link para um endereço falso [servidor.sougov.online], no qual as informações pessoais de acesso ao Sougov.br podem ser hackeadas caso sejam informadas por ali.

Orienta-se que os usuários verifiquem se os dados pessoais cadastrados estão corretos e tenham cuidado redobrado durante o uso do aplicativo e do site sougov.br. Por meio do Sougov.br, é possível ter acesso aos dados pessoais, funcionais e financeiros dos servidores, assim como realizar empréstimos consignados. O aplicativo tem sido invadido e primeiro são alteradas as informações de contato, como telefone e e-mail, para após ser alterada a senha e utilizado o aplicativo para solicitar o empréstimo e os dados pessoais para fraudes diversas.

Recomenda-se:

  • que não forneçam a senha a terceiros ou a salvem em smartphones ou computadores e que sejam habilitadas as medidas de segurança disponíveis no aplicativo, conforme as instruções do governo federal.
  • verificar se há algum alteração no endereço de e-mail e/ou telefone que não lhe pertence cadastrado nos sistemas da UFSC, no portal Portal GOV.BR e no aplicativo SOUGOV.BR.

 

Caso exista alguma divergência ou algum dispositivo desconhecido fizer login na sua conta SOUGOV.BR, siga, imediatamente, estas instruções:

1 – Efetue a troca de sua senha GOV.BR e a troca da senha do seu e-mail pessoal cadastrado nas plataformas GOV.BR e SOUGOV.BR;

2 – Remova os e-mails e telefones que não lhe pertencem no portal GOV.BR e aplicativo SOUGOV.BR.

3 – Se não conseguir recuperar e/ou alterar sua senha GOV.BR ou caso seu e-mail/celular não esteja atualizado no GOV.BR, abra um chamado, solicitando a atualização dos dados, pelo Portal de Atendimento gov.br.

4 – Encerre as sessões ativas do aplicativo SOUGOV.BR pela versão web. Após o login, clique no ícone de configurações ao lado do botão de sair, “Segurança”, “Dispositivos” e, por fim, clique em “Deslogar” os logins ativos que possam existir.

5 – Verifique se existem autorizações de empréstimos consignados no aplicativo SOUGOV.BR.

6 – Efetue a troca da sua senha do Sistema de Gestão de Acesso (Sigac), pois a mesma pode ser utilizada para obter o selo prata na conta GOV.BR

7 – Registre boletim de ocorrência junto à autoridade policial;

8 – Consulte o sistema Registrato do Banco Central, verificando se ocorreu a abertura de conta corrente em outras instituições financeiras. Caso conste alguma informação não reconhecida, procurar a respectiva instituição financeira e comunicar o fato.

9 – Remova os e-mails e telefones que não lhe pertencem em pessoa.ufsc.br

10 – Caso sua senha seja a mesma utilizada na UFSC, altere sua senha em pessoa.ufsc.br.

11 – Em caso de irregularidade sobre descontos em folha de pagamento, pedimos a gentileza de acessar a página – “Suspeita de fraude em consignação?”.

Importante:

A PRODEGESP permanece à disposição para qualquer auxílio necessário.