31/03 – Dia da Saúde e da Nutrição
O Dia da Saúde e da Nutrição é celebrado no Brasil anualmente em 31 de março. Essa data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem como finalidade conscientizar a população em geral sobre a importância da saúde e de uma alimentação saudável.
Esse dia foi escolhido para que as pessoas parem um pouco para pensar na sua própria saúde e nos seus hábitos alimentares. Além de servir para que as organizações, públicas ou privadas, reflitam sobre como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável nessa área.
Uma boa alimentação é mais do que satisfazer a fome. Ter uma alimentação adequada e saudável deve incluir o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, levando a um aumento na qualidade de vida do indivíduo.
A prática da boa alimentação começa desde cedo, ao nascimento, com o aleitamento materno até os 6 meses de vida. Logo depois dessa fase, a amamentação poderá ser feita de maneira complementar até os 2 anos. Isso significa que em cada fase da vida (criança, adolescente, adulto ou idoso), o ser humano possui diferentes necessidades nutricionais.
É importante ter um olhar cuidadoso para com a alimentação desde criança, pois desde o início da vida há formação, crescimento e desenvolvimento celular, e as informações genéticas são gerenciadas.
O excesso de peso do indivíduo pode provocar problemas de saúde graves como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e obesidade mórbida, entre outras.
Seguem algumas dicas e atitudes que podem fazer a diferença na sua alimentação, refletindo diretamente na sua saúde e bem estar:
- Consumir menos alimentos processados/industrializados/gordurosos/salgados;
- Ingerir mais produtos naturais e frescos (frutas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões);
- Realizar atividade física regular, pois além de ser benéfica para a saúde, tem efeitos na resposta do corpo à absorção dos nutrientes;
- Hidratar o corpo tomando bastante água;
- Reduzir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro;
- Fazer exames preventivos e consultar sempre o seu médico;
- Ter uma boa noite de sono.
Clique aqui para ler o Guia Alimentar da Populacão Brasileira