Prodegesp lança guia de saúde para gestores

03/06/2022 10:53

Guia de Saúde do Servidor: orientações para gestores da UFSC traz uma compilação de informações básicas e práticas sobre o processo de saúde e adoecimento no trabalho, com foco em questões de saúde mental. Desenvolvido por uma equipe de profissionais de saúde da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp), o material tem a finalidade de sensibilizar os gestores da UFSC para a adoção de medidas preventivas relacionadas à qualidade de vida no trabalho e de providências necessárias no caso de identificação de servidores docentes e técnico-administrativos adoecidos.

Acesse aqui o guia

“Observamos que nossos gestores apresentavam muitas dúvidas em como lidar com situações de adoecimento no trabalho. Por exemplo, saber quais comportamentos e sinais podem indicar que um servidor está em sofrimento/adoecido, quando e como oferecer ajuda ao servidor, onde encontrar apoio/orientações na UFSC sobre as questões de saúde do servidor, entre outras”, informam as organizadoras. A publicação oferece algumas respostas para esses e outros questionamentos, de modo a facilitar a atuação dos gestores nas questões de saúde. Destaca-se que o gestor tem um papel fundamental perante sua equipe, e a adoção de medidas adequadas pode ser o diferencial tanto para a manutenção de um ambiente saudável quanto para a recuperação e a reinserção do servidor no trabalho.

O guia reúne informações disponíveis em diferentes fontes, e contempla aspectos gerais relativos à saúde mental (sinais de adoecimento, orientações para a abordagem do servidor, medidas de proteção, rede de apoio), esclarecimentos sobre as diferentes frentes de atuação do Departamento de Atenção à Saúde (DAS/Prodegesp/UFSC) e informações sobre procedimentos comuns aos servidores, como no caso de licenças por motivo de saúde e acidente em serviço.

O material foi elaborado pelas assistentes sociais Lúcia Goreti Gobatto Junkes e Fabiana Regina Ely, pelas psicólogas organizacionais Carla Maehler e Larissa da Silva Oliveira Santos e pela médica do trabalho Andréa Benincá de Almeida.