Divisão de Serviço Social incentiva homenagens aos trabalhadores do HU e Segurança da UFSC

28/05/2021 17:39

Desde o início deste ano, a comunidade Universitária tem se emocionado com lindas homenagens aos profissionais do Hospital Universitário (HU) e Segurança da UFSC. As homenagens, prestadas pelos estudantes do Colégio de Aplicação e pelo Coral e Orquestra de Câmara da UFSC, foram fomentadas a partir da Divisão de Serviço Social –  Atenção ao Servidor (DISS/DAS/PRODEGESP), que compõe a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas – PRODEGESP  (confira a homenagem prestada pelo Coral, o vídeo feito pelos estudantes do Colégio de Aplicação e a moção de agradecimento aos servidores desses setores, proferida pelo Reitor Ubaldo Cesar Balthazar durante a solenidade de comemoração aos 60 anos da UFSC).

Desde que a UFSC passou a desenvolver as suas atividades através do trabalho remoto, tanto os profissionais do HU que atuam na linha de frente no combate a pandemia do coronavírus, quanto  os profissionais da Segurança que mantém o serviço primordial e contínuo de manutenção da segurança e zelo da UFSC, permaneceram desenvolvendo as suas atividades presencialmente, por prestarem serviços considerados essenciais à comunidade.

Diante desse contexto de pandemia, marcado por rotinas muitas vezes estressantes, que trazem sobrecargas e desgastes físicos e emocionais, a Divisão de Serviço Social propôs ações com o objetivo de homenagear esses profissionais. Após algumas possibilidades de encaminhamentos, foi criado um grupo de trabalho com representantes do Gabinete da Reitoria, Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Departamento de Atenção à Saúde, Divisão de Serviço Social – Atenção ao Servidor, Agência de Comunicação da UFSC, TV UFSC e Centro de Cultura e Eventos.

Esse grupo de trabalho  propôs como atividade pedagógica aos estudantes do  Colégio de Aplicação, o envio de cartas e desenhos que seriam retransmitidos aos servidores. Também sugeriu à maestrina Miriam Moritz que o Coral e Orquestra de Câmara da UFSC participasse das atividades de homenagem. Além disso, foi proposta também uma moção de agradecimento aos servidores desses setores durante o discurso do Reitor Ubaldo Cesar Balthazar, na solenidade dos 60 anos da UFSC. A proposta foi enviada através da Pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Carla Burigo e realizada conforme o projeto.

A Divisão de Serviço Social entende que o reconhecimento da Comunidade Universitária aos profissionais homenageados é de fundamental importância, sobretudo nesse contexto tão desafiador, no qual a relevância desses profissionais se tornou ainda mais evidente.