Departamento de Atenção à Saúde promove campanha de reforço na prevenção contra covid-19

19/08/2022 11:22

O Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) vai iniciar uma campanha de reforço às medidas de prevenção contra a covid-19. A iniciativa é amparada pela constatação de que a pandemia ainda está presente, com índices altos de contágio e impacto na prestação de serviços pela Universidade. A campanha é composta por cartazes, peças de divulgação, visita aos setores para esclarecimentos e nova oportunidade para quem quer completar ou atualizar o esquema vacinal.

De acordo com dados compilados pelo Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat), embora haja uma redução no número de casos ativos nos últimos dias, os índices de contágio e os óbitos relacionados à covid-19 continuam em patamares elevados em Santa Catarina. Apenas na semana de 6 a 12 de agosto, o número de novos casos da doença chegou a 5.321, enquanto o total de óbitos foi de 43 – média diária mais alta desde o final de junho. A situação é semelhante no Brasil e no mundo: no final de julho, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu novos alertas e reforço das medidas de prevenção.

Na UFSC, informações colhidas também indicam a resistência da pandemia. Desde o retorno integral das atividades presenciais na Universidade, em abril, 486 servidores (8,3% do total) precisaram se afastar do trabalho em decorrência da covid-19. A infectologista e médica do trabalho Karla Gripp Couto de Mello confirma a situação. “No atendimento aos casos de covid-19 entre os servidores da UFSC, nos meses de junho e julho de 2022, observamos um aumento no número de afastamentos pela doença. Diante dessa situação, precisamos reafirmar que o uso de máscaras nos ambientes internos da UFSC continua em vigor, além da necessária atenção aos cuidados e medidas de prevenção para evitar adoecimentos e afastamentos do trabalho”, alerta.

O ciclo de testagens da comunidade universitária, realizado no começo de junho, mostrou que o percentual de contaminados é significativo mesmo em pessoas sem sintomas aparentes (assintomáticas). Do total de 805 amostras coletadas em quatro dias, 64 apresentaram resultado positivo, o que equivale a 8% do total. Foram detectados casos de covid-19 entre estudantes, servidores, visitantes e trabalhadores terceirizados.

Um dos pontos a serem destacados na campanha de conscientização é a necessidade de completar o ciclo vacinal contra a covid-19. Dados atualizados do Observatório UFSC indicam que 85,3% dos servidores da UFSC têm o ciclo vacinal completo. No entanto, 502 servidores (8,6%) não registraram nenhuma dose – 63 declararam impossibilidade por problemas de saúde – e o restante tomou apenas uma ou duas doses da vacina.

Na população catarinense, os índices gerais de vacinação estão abaixo do desejável. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, apenas 52,74% da população maior de 12 anos completou o ciclo vacinal com a primeira dose de reforço. Entre as crianças de 3 a 5 anos, cuja vacinação foi autorizada recentemente pela Anvisa, a adesão à vacina é ainda incipiente.

A comunidade universitária do campus de Florianópolis terá nova oportunidade de completar ou atualizar o ciclo de vacinação contra a covid-19. Nos dias 1º e 2 de setembro, o ônibus da vacinação da Prefeitura Municipal estará no campus, em frente ao Museu da UFSC, para aplicar as vacinas, a pedido do Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da Prodegesp.

Para os demais campi da UFSC, a orientação é que a comunidade universitária verifique o calendário divulgado pelas Secretarias Municipais de Saúde.

Baixe aqui a versão de impressão dos cartazes.