Auxílio-Transporte

Atenção: a partir de 04 de setembro de 2019, através do Parecer de Força Executória referente ao Processo n.º 5015942-39.2018.4.04.7200 os servidores da UFSC podem solicitar o benefício do auxílio transporte independente do meio utilizado, seja público ou privado, para se deslocarem entre sua residência e o local de trabalho.


1. AUXÍLIO-TRANSPORTE

  • Auxílio pago ao servidor, destinado ao custeio parcial das despesas realizadas com transporte coletivo municipal, intermunicipal ou interestadual;
  • O valor mensal do auxílio-transporte será apurado a partir da diferença entre as despesas realizadas com transporte coletivo e o desconto de 6% (seis por cento) do vencimento básico;
  • Para fins do desconto considera-se como base de cálculo o valor do vencimento proporcional a 22 (vinte e dois) dias;
  • O servidor deverá considerar o valor menos oneroso para a Administração Pública quando houver mais de uma opção de tarifa ou linha disponível para o mesmo trajeto, nos dias e horários especificados para a utilização do transporte público.
  • Os servidores com deficiência que não podem ser transportados por meio coletivo ou seletivo, conforme verificação de equipe multiprofissional, ou declarem a inexistência ou precariedade do transporte coletivo ou seletivo, poderão solicitar o benefício, independente do uso de veículo próprio.

2. LEGISLAÇÃO PERTINENTE

3. COMO SOLICITAR

  • Acessar a página ou aplicativo do SouGov (Tutorial da solicitação pelo app  SouGov: Clique aqui )
  • Entrar em Solicitações e escolher a opção Auxílio Transporte;
  • Confirmar ou editar endereço residencial e do trabalho;
  • Informar percursos de ida e volta;
  • Considerar os valores das tarifas do transporte público convencional, e o preço pago no cartão da empresa de transporte (o valor com desconto);
  • Indicar a quantidade de dias de trabalho em que usa o auxílio, conferir os dados e aceitar o Termo de Responsabilidade.

 

4. AUXÍLIO-TRANSPORTE INTERMUNICIPAL (para servidores com 65 anos ou mais)

4.1. Como solicitar:

– Preencher o formulário;

– Abrir processo digital via Sistema Solar (SPA);

– Anexar o formulário ao processo;

– Tramitar para o setor responsável (DBL/DAP), obedecendo o grupo de assunto e o assunto pertinentes à solicitação.

4.2. Formulário e documentos necessários:

  • Formulário: Clique aqui
  • Comprovante de residência digitalizado

5. CONTATO

Em caso de dúvida, entrar em contato através do e-mail dbl.dap@contato.ufsc.br ou pelo telefone 3721-9294.