Núcleo de Processos e Sistemas

O Núcleo de Processos e Sistemas foi criado com o intuito de atender à necessidade de implementação de ações de melhorias relativas aos processos de trabalho da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (PRODEGESP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Núcleo surgiu como uma das ações propostas por meio de um projeto de extensão iniciado em março de 2017, visando apoiar a PRODEGESP em seus objetivos.

O projeto de extensão, intitulado “Melhoria dos Processos da PRODEGESP por meio da Gestão de Processos (BPM) e dos conceitos Lean”, desenvolvido em parceria com o Laboratório de Produtividade e Melhoria Contínua (LPMC) do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas (EPS/CTC), permanece vigente, sendo coordenado e orientado pelo professor Glauco Garcia Martins Pereira da Silva, em especial com relação às metodologias de trabalho.

O projeto de extensão foi contemplado em 2017 e 2018 pelo Programa de Bolsas de Extensão (PROBOLSAS), promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e conta, portanto, com a participação de um estudante de graduação. Atualmente, a estudante Amanda Bressan Fogaça.

Desde o início do projeto de extensão já foram realizadas intervenções de melhorias em processos de trabalho, além da identificação de todos os processos de trabalho da PRODEGESP, análises de assuntos estratégicos que apoiam as decisões dos gestores da área, a realização de duas turmas de capacitação em Gestão de Processos, entre outras atividades pertinentes à Gestão de Processos.

Objetivos do Núcleo de Processos e Sistemas

• Aprimorar a qualidade dos processos de gestão e desenvolvimento de pessoas da Universidade Federal de Santa Catarina;
  • Otimizar o tempo e os recursos empregados em tais processos;
  • Potencializar os integrantes do quadro funcional da Universidade;
  • Elevar o nível de qualidade de vida no trabalho;
  • Contribuir positivamente para um melhor clima organizacional, por meio de melhores práticas e políticas de desenvolvimento e gestão de pessoas e
  • Consolidar a  cultura de melhoria contínua.

Contatos:

Lilian Cristiane Silva de Oliveira – 4277 – lilian.oliveira@ufsc.br