DSST – Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho

Chefe de Divisão: Carlos Aberto Rodrigues
E-mail:  dsst@contato.ufsc.br
Telefone: (48) 3721 6062
Página da DSST – https://dsst.ufsc.br/

 

Colaboradores:

Andréa Beninca de Almeida – Médica do Trabalho – Ramal: 6392
Carlos Alberto Rodrigues – Técnico de Segurança do Trabalho – Ramal: 6062
Dalton Nuernberg – Médico do Trabalho – Ramal: 6392
Fernanda Lemes Ferreira – Médica do Trabalho – Ramal: 6392
Francisco Felipe da Silva Junior – Engenheiro de Segurança do Trabalho – Ramal: 4265
Irevan Vitória Marcellino – Médica do Trabalho – Ramal: 6392
Jorge Luiz Nagel –  Técnico de Segurança do Trabalho – Ramal: 4267
Karla Gripp Couto de Mello – Médica do Trabalho – Ramal: 6392
Leonardo de Souza  – Técnico de Segurança do Trabalho – Ramal: 4156
Lori Bernardo  – Técnica de Segurança do Trabalho – Ramal: 4264
Luciane Kammers  – Técnica de Segurança do Trabalho – Ramal: 4263
Jerko Ledic Neto – Engenheiro de Segurança do Trabalho – Ramal: 4269
Marcelo Fontanella Webster – Engenheiro de Segurança do Trabalho – Ramal: 4266
Regiane Machado Westphal – Engenheira de Segurança do Trabalho – Ramal: 4279
Roberto Antônio Ferreira da Cunha  – Técnico de Segurança do Trabalho – Ramal: 4264
Roberto Carlos Ruiz – Médico do Trabalho – Ramal: 6392
Silvia Mara Gomes Passos Miranda – Médica do Trabalho – Ramal: 6392

Sua origem nos remete à década de 80, quando foram estabelecidas a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA – e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT da UFSC, atualmente extintos.

Objetivos Específicos:
A Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho (DSST) foi criada com o intuito de promover e proteger a segurança e saúde do servidor em seu local de trabalho. É de responsabilidade da DSST propor políticas, programas, normas e regulamentos de Segurança do Trabalho, zelando pela sua observância. Deve, ainda, informar aos servidores e à comunidade, diretamente ou por meio de seus representantes, as condições que possam trazer danos à sua integridade e as medidas a serem tomadas que eliminem ou atenuem esses riscos.

Atividades desenvolvidas:

– Emissão de Laudos Periciais Ambientais e Individuais;
– Acompanhamento de Comunicações de Acidentes;
– Acompanhamento de Comunicações de Riscos em Ambientes;
– Emissão de Perfil Profissiográfico Previdenciário em Mandado de Injunção;
– Emissão de enquadramento médico em Mandado de Injunção;
– Vistorias de ambientes periculosos;
– Apoio às atividades presenciais em meio a pandemia;
– Participação em comissões multidisciplinares.

Principais demandas atendidas:

– Validação de adicionais ocupacionais;
– Atenção ao servidor com doença ocupacional;
– Orientações sobre prevenção de riscos ocupacionais;
– Cooperação com outros setores acerca de questões relacionadas à medicina do trabalho;
– Assessoria técnica à Procuradoria Federal;
– Atendimento em local de trabalho com o intuito de melhor percepção das dificuldades relatas.